crenneuropsicologia.png

Neuropsicologia
Saiba mais

 



Área da psicologia, que estuda as estruturas cerebrais e as relações existentes entre o cérebro e o comportamento humano, assim como as suas funções mentais, tais como a atenção, a linguagem, a memória, a capacidade de planear ou fazer cálculos, entre outras. O psicólogo analisa o comportamento humano com o fim de avaliar a sua conduta e assim estabelecer uma estratégia terapêutica.

A Neuropsicologia é a área da Psicologia que se baseia no estudo da relação entre o funcionamento do sistema nervoso central, normal ou patológico, e o comportamento humano.

Ao abordar a relação entre o cérebro e o comportamento humano em todas as suas facetas (cognitiva, emocional e de conduta), a neuropsicologia vem dar resposta às necessidades das pessoas com ou sem patologia neurológica, através de:

Avaliação
Auxiliar de diagnóstico ou para caracterização do perfil neuropsicológico; Intervenção
Numa perspetiva de reabilitação (quando se tratam de funções perdidas), de habilitação (quando a aquisição das funções se encontra prejudicada) ou promoção de competências; Apoio aos cuidadores e outros profissionais: apoio direto ou formação/sensibilização.

Objetivos:

Identificar alterações cognitivas e comportamentais com origem neurológica; Estimular funções cognitivas; Promover a funcionalidade; Acompanhar cuidadores.

A quem se destina:

Crianças e jovens
Défice de Atenção e Hiperatividade;
Dificuldades de Aprendizagem Específicas;
Perturbações do Espectro do Autismo; Epilepsia;
Paralisia Cerebral;
Síndromes Genéticos;
Prematuridade;
Traumatismos Crânio-Encefálicos (TCEs).

Adultos e idosos
AVCs;
TCEs;
Demência.