Estimulação Sensorial
Saiba mais
A estimulação sensorial é o processo neurológico segundo o qual o cérebro organiza as informações sensoriais, do ambiente e do corpo, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada. As nossas capacidades de processamento sensorial são determinantes para o nosso comportamento, interação social e desempenho. Quando esta capacidade está afetada podemos estar na presença de uma disfunção de integração sensorial, que pode afetar negativamente o desempenho do indivíduo.
Quando esta capacidade está afetada podemos estar na presença de uma disfunção de integração sensorial, que pode afetar negativamente o desempenho do indivíduo.
Alguns sinais de disfunção sensorial:
Hipo ou hipersensibilidade ao toque, ao movimento, a estímulos visuais ou auditivos;
Dificuldade em aprender tarefas novas, planear movimentos e estabelecer uma sequência de ações;
Dificuldades de coordenação motora e equilíbrio, que são evidentes no desempenho de atividades que são esperadas de acordo com a idade da criança (atar os atacadores, escrever, jogar à bola);
Nível de atividade pobre ou excessivo (criança muito agitada ou demasiado sossegada).
A Terapia de Estimulação Sensorial, é realizada por terapeutas ocupacionais, e tem como objetivo ajudar o indivíduo com dificuldades de processamento sensorial a melhorar a integração dos estímulos sensoriais para que possa ter um desempenho mais adequado e sucedido.