Treino Cognitivo
Saiba mais
O Treino Cognitivo, parte essencial da reabilitação neuropsicológica, consiste na estimulação de funções cognitivas (perceção, a atenção, a memória e as funções executivas), em indivíduos em que essas funções se encontrem lesadas ou numa fase imatura de desenvolvimento. O princípio de que o cérebro tem capacidade de regeneração e adaptação ao insulto neurológico (plasticidade cerebral) e visa atingir o máximo potencial do indivíduo, é realizada uma avaliação inicial, para estabelecer o perfil cognitivo.
Partindo do princípio de que o cérebro tem capacidade de regeneração e adaptação ao insulto neurológico (plasticidade cerebral) e visando o máximo potencial do indivíduo, é realizada uma avaliação inicial, para estabelecer o perfil cognitivo, identificando quais as funções deficitárias e preservadas, que servirá de base para um plano de treino. Em seguida, são realizados exercícios específicos, com base em três tipos de estratégias:
1) Restituição, em que o objetivo é estimular a função perdida/imatura de forma a desenvolvê-la;
2) Compensação, em que as funções que se encontram preservadas ajudam a compensar aquelas que se encontram deficitárias;
3) Substituição, em que são utilizadas ajudas externas para compensar a função.
Será também promovida a generalização e manutenção das estratégias. O objetivo final é que as estratégias aprendidas em contexto clínico sejam generalizadas para o quotidiano, pelo que é privilegiada a relação com aqueles que acompanham o indivíduo no seu dia-a-dia. Este treino poderá ser realizado em sessões individuais ou em grupo.
A quem se destina:
Crianças e jovens
Défice de Atenção e Hiperatividade; Dificuldades de Aprendizagem Específicas; Epilepsia; Paralisia Cerebral; Síndromes Genéticos; Traumatismos Crânio-encefálicos; Prematuros.
Adultos
Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs); Traumatismos Crânio-encefálicos; Epilepsia.
Idosos
Envelhecimento normal; Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs); Demência.